Não há volta a dar, a fita LED é uma das maiores tendências no design de interiores, conquistando decoradores e designers de estilos muito diferentes, um pouco por todo o mundo. O que levanta uma grande questão: Porquê? As vantagens são várias e vamos tentar ser sucintos para passarmos rapidamente a responder às vossas questões.
Desde logo, porque assume (e bem!) uma dupla função, de iluminação e decoração dos espaços. Depois, porque é resistente, duradoura e apresenta baixo consumo de energia, o que torna a fita LED um produto sustentável.
Além disso, pode ser controlada por comando ou aplicação de telemóvel e mudar de cor conforme a ocasião ou o estado de espírito. Como se não bastasse, a tua carteira agradece, já que tem baixo custo e é extremamente fácil de instalar, não sendo necessário contratar mão de obra especializada.
Em termos meramente estéticos, o principal objetivo do uso da fita de LED é realçar elementos da arquitetura e da decoração com uma luz suave, discreta e indireta.
Feitas as apresentações, está na altura de responder às questões que te vão permitir passar a tratar a fita LED por tu.
Como instalar fita LED?
A fita LED é extremamente fácil de instalar, uma vez que é adesiva e, passe a redundância, adere muito facilmente a diferentes superfícies. Como também é maleável, consegue encaixar-se onde outras soluções de iluminação não 'cabem'. Só precisas de ter atenção em colocar um perfil de alumínio dissipador para desta forma facilitar a instalação e prolongar o tempo de vida útil e colocá-la próxima de um ponto de energia para a instalação funcionar.
Que cores estão disponíveis?
Num vocabulário mais técnico, podem ser branco frio, neutro, branco quente ou RGB. Numa linguagem mais popular, dos vários tipos de branco e amarelo, até à imensa variedade das diferentes cores do arco íris, as opções são diversas. Para mudar de cor, nem precisas de te levantar da cadeira, é só escolher no comando remoto ou na tua aplicação de telemóvel.
Quanto custa a fita LED?
A fita LED tem um custo muito inferior ao de outros tipos de iluminação. É vendida ao metro ou em bobines de 5m e o preço pode variar conforme a marca, a potência, as cores de luz ou acessórios disponíveis. No entanto, acaba por ser sempre uma opção económica em que o preço por metro começa em 1,50€. Para ver tudo ao pormenor basta clicar AQUI.
Em que voltagens está disponível?
Há opções para 5V, 12V, 24V ou 220V, dependo do tipo de utilização. A 220V é vendida ao metro, as restantes voltagens de fita LED são vendidas em bobines de 5m e requerem sempre um acessório, o transformador.
A que espaços se adequa?
Do Hall aos quartos, passando pela sala, cozinha e até quarto de banho… não há divisão da casa que fique fora do 'alcance' da fita LED. Mas esta menina não fica por aqui. O comércio, os eventos e até a indústria já descobriram há muito as vantagens deste produto que realça ao de leve os traços da arquitetura e se funde com a decoração dos espaços, criando uma atmosfera moderna, elegante e sofisticada.
Posso ver alguns exemplos?
Claro que pode. Basta percorrer a galeria abaixo para encontrar algumas instalações Foxled que incluem fita LED.